Como emagrecer 10 quilos com dieta natural

Há exatamente um ano atrás, eu estava 10Kg acima do meu peso ideal. Sim, eu estava gorda e infeliz.

Me sentia inchada e insatisfeita com meu corpo, além de minha pele ter perdido o brilho e estar cheia de espinhas.

Apesar de não estar feliz com meu corpo, eu também não conseguia motivação ou a coragem para começar a mudar meus hábitos alimentares. Tornou-se um ciclo vicioso: quanto mais gorda eu me sentia, mais eu comia.

Minha alimentação era desregrada e repleta de alimentos processados, açúcar e cafeína. Minha dieta alimentar era deficiente em inúmeros nutrientes e vitaminas, e eu me mantinha praticamente a base de bolos, biscoitos, salgadinhos, comida pronta, queijos, vinho e muito café com leite, com uma verdura aqui e ali.

Meu manequim normal sempre foi 36, mas quando me dei conta, já estava vestindo calças 42 com dificuldade. Há pessoas que vestem 42 e isso não significa que estejam acima do peso, mas para minha altura - 1,55cm - sobrava gordura.

Apesar de notar as mudanças no meu corpo, até então ainda não havia parado para me pesar. Sentia as roupas justas, a barriga incomodando na hora de sentar, os amigos delicadamente comentando sobre eu estar "com braços mais fortes". Até que um dia, passando pela farmácia, resolvi me pesar e descobri estar 10Kg acima do meu peso ideal. Naquele momento, resolvi iniciar um plano de ação e buscar ajuda para emagrecer.

Meu plano de emagrecimento:

Sabia que não adiantaria fazer nenhuma dieta radical, pois muito provavelmente eu voltaria a engordar após algum tempo. Decidi então mudar meus hábitos alimentares de uma vez, buscando informação, entendendo sobre os diferentes programas de emagrecimento e fiz a minha escolha.

Dieta detox. Para começar minha reeducação alimentar e criar hábitos mais saudáveis, optei em primeiro limpar meu organismo fazendo uma dieta detox. Precisava entender os reais motivos que estavam me fazendo engordar e mudar a minha relação com a comida. Porque eu estava comendo desesperadamente? Fome? Tristeza? Preguiça? Habito? Solidão? Nervoso? Ansiedade?

Me recomendaram a dieta detox Master Cleanse, também conhecida como dieta da limonada, uma espécie de jejum, mas achei a mesma muito radical e eu não queria começar e desistir na metade.

Após assistir ao documentário "Fat, Sick and Nearly Dead" (Gordo, Doente e Praticamente Morto) do Americano Joe Cross, decidi fazer a dieta detox do suco, ou jejum do suco, para eliminar toxinas do organismo e começar a emagrecer sem passar fome.

Com a dieta do suco perdi 5Kg em uma semana, e aqui você vai entender melhor como funciona o jejum do suco e porque ele é uma forma eficiente e saudável de perder peso.

Como eu emagreci 10 quilos de forma saudável:

Sabia que eu não iria conseguir eliminar os maus hábitos de uma única vez, então resolvi ir por partes, eliminando um grupo de alimentos por vez e adicionando hábitos novos e mais saudáveis a cada dia.

1) Elimine bebidas alcoólicas. Por mais prazer que eu tivesse com um cálice de vinho ao final do dia, resolvi que era hora de abrir mão de vez da bebida alcoólica se realmente quisesse emagrecer. Quebrar maus hábitos é tão difícil quanto criar novos hábitos, e requer forca de vontade e determinação. Eu decidi que queria voltar a entrar em forma, que queria perder peso e voltar a me sentir de bem comigo mesma, feliz ao me olhar no espelho. Não pelos amigos, pela família, marido ou colegas. Por mim. Queria poder vestir a roupa que eu quisesse sem me sentir mal.

2) Elimine o açúcar refinado. Nunca fui de consumir muito açúcar, mas o grande vilão nem sempre é a colher de açúcar extra que você coloca no café com leite, mas o açúcar que consumimos sem sequer perceber, em bolos, tortas, biscoitos, refrigerantes e outros alimentos processados. Quanto mais açúcar consumimos, mais nosso corpo pede. No começo foi difícil, mas aos poucos meu paladar foi se acostumando a tomar chá sem açúcar. Aprendi também a fazer substituições por adoçantes naturais como mel, açúcar de coco, açúcar mascavo ou estévia.

3) Opte por produtos integrais. Troquei o pão branco pelo pão integral, e qualquer alimentos refinado por sua versão integral.

4) Elimine laticínios e substitua-os por versões mais saudáveis. Lembre-se que esta foi a forma como eu emagreci, e não significa que você precisa seguir a risca. Muitas pessoas acreditam que o leite é essencial para a quantidade necessária de cálcio, porém esquecem que o mesmo cálcio pode ser adquirido de outras formas. Derivados do leite podem ser muito saudáveis e oriundos de animais alimentados de grama, e não hormônios e vitaminas que os fazem aumentar a produção de leite de forma nada natural. Eu optei por seguir uma dieta vegana, cortando não somente o leite, mas também seus derivados como manteiga e ovos. Isso não significa que eu não tome leite, eu apenas descobri outras fontes de leite mais saudáveis, como o leite de amêndoas, soja ou arroz!

5) Elimine alimentos processados. Durante minha reeducação alimentar, resolvi abrir mão de vez de todo e qualquer alimento processado. Adeus pizza congelada, adeus fast food. Hoje em dia, se o alimento vem em uma caixa, eu normalmente evito. Não estou falando de radicalizar, eu me permito extravagâncias, mas não baseio minha dieta em alimentos processados. Nunca mais. Dou preferencia sempre que possível aos alimentos em seu formato natural.

6) Elimine carne vermelha. Se você não consegue eliminar todo e qualquer alimento de origem animal de uma vez, elimine ao menos carne vermelha da sua dieta. Seu corpo agradece. Existem muitas outras fontes de proteína para quem opta em seguir uma dieta vegetariana. E, caso você opte em consumir proteína animal, prefira carnes brancas como frango ou peixe.

Se você deseja investir na sua saúde e busca manter a forma de maneira sustentável e saudável, vale a pena investir em um liquidificador profissional (como o famoso Vitamix, infelizmente ainda não disponível no Brasil) ou uma centrifuga de alimentos de qualidade. Estes são os produtos que eu usei, uso e recomendo:

- Liquidificador Cadence Profissional Thunder Blender

- Liquidificador Profissional Philips Walita Avance

- Centrifuga de alimentos Slow Juicer Mondial

Crédito da foto: divulgação internet

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção antes de deixar um comentário!
Sua opinião pode ajudar outras pessoas! Mas por favor respeite as regras:

> Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
> Não escreva tudo em maiúsculo.
> Nada de spam. Nada de propagandas.
> Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões.
> Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
No mais, fique à vontade!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes