Como funciona a dieta 80/10/10 (raw vegan)

Você sabe o que é e como funciona a dieta 80/10/10?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a dieta e até já esteja tirando proveito dos benefícios que a mesma oferece.

Mas se você ainda não conhece, vem com a gente e dê o primeiro passo rumo a uma alimentação mais saudável em 2014.

Criada pelo médico Americano Dr. Douglas Graham, a dieta 80/10/10, também conhecida como raw food diet internacionalmente, tem como base frutas, verduras e legumes, que são consumidos crus (livre de qualquer cozimento) e é uma das formas mais saudáveis de se alimentar.

O Dr. Douglas Graham afirma que são poucos os motivos que nos levam a comer em excesso ou a buscar alimentos processados e ricos em açúcar, e praticamente todos estes motivos podem desaparecer com o simples consumo de mais frutas em sua dieta.

Dieta do suco de couve para emagrecer

Como eu emagreci 10Kgs com dieta natural

Guia definitivo para emagrecer e perder peso

Cardápio para dieta detox: projeto emagrecimento 2014

Fundo emocional é um dos mais difíceis de lidar, pois muitas vezes comemos para aliviar a tensão, por ansiedade, por medo, por solidão, por nervosismo, ou até mesmo para esquecer dores de certos traumas (como a morte, uma separação ou a perda de emprego). Neste caso, é preciso tratar a causa principal do problema, e não usar os alimentos como uma válvula de escape.

Dieta 80/10/10 Dr. Graham

Os outros motivos são sinais que nosso corpo nos dá de que estamos deficientes em alguma vitamina ou nutriente.

Por exemplo, se você sente muita vontade de comer doces, você provavelmente não está consumindo muitas frutas.

Experimente, faça o teste e coma uma maçã cerca de 30 minutos antes do almoço, e você vai ver como sua vontade de comer uma sobremesa ao final da refeição vai diminuir aos poucos. E se, ao final da refeição você ainda sentir vontade da sobremesa, coma uma fruta mais adocicada como pera, melancia ou morangos.

O mesmo vale caso você seja daquelas que adora um doce durante a tarde, entre as refeições. Coma mais frutas, que são repletas de açúcar natural, e ainda com um alto teor de fibras, essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Outras pessoas sentem falta de sal, ou de comidas bem temperadas. Se este é o seu caso, aumente a quantidade de legumes e verduras em suas refeições. Não importa qual verdura, apenas passe a consumir mais alimentos frescos, in natura.

O simples fato de basear suas refeições neste grupo de alimentos (frutas, legumes e verduras) vai aumentar seu nível de energia, sua vitalidade, seu sistema imunológico, sua disposição, vai fazer você emagrecer e entrar em forma e, mais importante, de forma sustentável e saudável.

A dieta 80/10/10 estipula que 80% da quantidade de calorias ingeridas deve vir de carboidratos originados de frutas e verduras.

Muita gente acredita que para emagrecer é preciso cortar carboidratos de vez da dieta, mas aqui não estamos falando de consumir carboidratos oriundos de batata, pães brancos, bolos, tortas e massas, mas sim de frutas frescas.

Para aguentar uma rotina puxada, você precisa de energia. Energia para levantar com disposição de manhã, para trabalhar, para estudar, para produzir, para criar, para praticar esportes, para cuidar dos filhos e para namorar. E carboidratos são essenciais como fonte de energia.

Os outros 20% são divididos igualmente entre proteínas vegetais (10%) e boas gorduras (10%). O Dr. Graham lembra que uma dieta rica em gorduras aumenta consideravelmente os riscos de diabetes, descontrolando os níveis de açúcar do sangue.

A dieta 80/10/10 é uma dieta vegetariana, vegana e crudista, ou seja, nenhum tipo de proteína animal é consumida.

Não há o consumo de carne, seja ela vermelha ou branca, assim como nenhum produto de origem animal como leite, manteiga, queijos ou ovos), e tudo é consumido em sua forma mais in natura possível, sem que os alimentos passem por nenhum processo de cozimento.

Por isso é também conhecida como alimentação viva.

De acordo com o órgão Americano FDA (Food and Drug Administration), responsável em determinar o valor diário necessário dos alimentos, a ingestão diária recomendada de proteína é de 50 gramas. Confira os alimentos fontes de proteína vegetal.

Já alimentos fontes de boas gorduras, totalmente necessárias para uma boa saúde, incluem grãos e sementes (semente de chia, de linhaça, de girassol, de abobora, além de castanhas, nozes e amêndoas) e frutas como o abacate.

Crédito da foto: divulgação internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção antes de deixar um comentário!
Sua opinião pode ajudar outras pessoas! Mas por favor respeite as regras:

> Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
> Não escreva tudo em maiúsculo.
> Nada de spam. Nada de propagandas.
> Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões.
> Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
No mais, fique à vontade!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes